30/03/2015

Vai fazer a Troca de Óleo, veja 6 Dicas Incríveis

A cada 6 meses ou 10.000km chega a popular troca de óleo, mas o que fazer?? Levo em um posto ou em um mecânico para realizar o serviço, o que devo verificar na hora de fazer a troca, logo mais irei explicar alguns mitos sobre as trocas.


Em um primeiro momento, a troca do óleo é muito importante para a vida do motor. Uma lubrificação ruim pode causar desde danos simples – por exemplo a redução de desempenho e consumo elevado de combustível - até fundir o motor, que na hora do reparo pode chegar até 50% do valor do automóvel.

Antes de falarmos sobre os mitos na troca de óleo devemos entender quem Classifica esse componente tão importante nos nossos veículos. O Óleo Lubrificante obedece a duas normas internacionais, a SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e a API (Instituto de Petróleo Americano), essas empresas classificam o óleo quanto a sua viscosidade e tecnologia.

Troca do óleo lubrificante do motor

O objetivo deste artigo é esclarecer as dúvidas dos motoristas, e revelar as melhores dicas para fazer seu motor durar mais.

Aditivo na troca de óleo

Depende da escolha do usuário, se for um óleo de alto nível API, o aditivo não tem necessidade. Segundo Eduardo Polati, Diretor da PowerBurst, “Em alguns casos, há o aumento da potência em função da redução de atrito promovida por agentes modificadores de fricção contidos nesses aditivos, mas poucos apresentam essa competência". Os fabricantes não recomendam a utilização de aditivos, por que já consiste no óleo um pacote de aditivos balanceados. 

Ando somente na Cidade, preciso trocar o óleo na metade do tempo?

Somente deve ser reduzido o prazo da troca quando se caracterizado “Uso Severo”, ou seja muito engarrafamento, velocidade média de 10km/h ou inferior, estrada empoeirada, com barra e lama ou quando o percurso não passa de 5km. O uso excessivo da Marcha lenta também é caracterizado como uso severo.

O filtro precisa ser substituído?

Trocar óleo e manter o filtro é seria o mesmo que tomar banho e não trocar de roupa. É uma recomendação geral a substituição de óleo e filtro juntos, já que o segundo impede a circulação de impurezas no motor.

O óleo sintético é sempre a melhor opção para o motor?

Tipos de óleo para troca de óleo lubrificante

O custo alto dos óleos sintéticos (em geral com especificação 0W, 5W e 10W) muitas vezes afasta o usuário, que acabam preferindo utilizar os lubrificantes minerais. Os sintéticos, são apontados como melhor opção, pois trazem benefícios de longo prazo, como partidas mais rápidas, economia de combustível, preservação do motor de arranque e bateria, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor.

Deve-se trocar apenas na quilometragem indicada no manual?


É necessário ficar atento ao tempo de uso, mesmo que o carro percorra pequenas distâncias. No caso da troca por tempo e não por quilometragem, normalmente sua contaminação e oxidação já estão elevados. Quanto mais ele se oxida, mais cresce sua viscosidade, aumenta o consumo de combustível, perde potência, formando vernizes e aumento das emissões

Completar o nível com óleo de outra marca?

Desde que eles sejam da mesma especificação, mas não pode misturar mineral com sintético. Os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.

A troca do óleo realizada nos períodos corretos e determinados pelo usuário ou manual do veículo pode trazer uma serie de melhorias para o uso do carro, mas a falta dessa manutenção pode acarretar em vários problemas, desde uma simples perca de potência até fundir o motor, vimos também que a não tem necessidade de se utilizar aditivos nos óleos pois já são balanceados, devemos somente reduzir o prazo das trocas quando utilizamos em uso severo, assim como trocamos o óleo o filtro deve ser substituído também para evitar impurezas.

Troca de Óleo

Os Óleos sintéticos trazem benefícios a longo prazo para o carro, como partidas mais rápidas e economia de combustível, vale lembrar que devemos ficar de olho no tempo de uso mesmo que usamos somente na cidade e que não tem nenhum problema completar com óleos de marcas diferentes desde que mantenha a especificação do óleo já utilizado. Então pessoal já trocou o óleo do seu veículo?

Então amigo gostou do artigo? Por favor comente abaixo, compartilhe com seus e nos diga o que tem feito de manutenção em seu carro.

Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário