10/04/2015

Correia Dentada, Verifique o quanto antes e evite prejuizos

Muito se houve nas rodas de conversas sobre carros e suas manutenções, as peças que trocamos a cada revisão, mas um componente que trocamos, mas nem sempre damos certa atenção para esse item é a Correia Dentada ou como também é conhecida Correia Sincronizadora, sempre ela está ali, fazendo seu papel e nunca ouvimos algum tipo de ruído ou indícios de que ela vai dar problema,
mas quando ela atingi o máximo de seu uso e vem a arrebentar, o estrago é grande e morde um pedaço do bolso junto.

Vamos ver logo abaixo o que essa correia faz nos carros e também veremos algumas dicas sobre esse item, de quais condições ela trabalha, como verificar a sua via útil, quando ela deve ser trocada e o pior o que ocorre quando ela quebra.

A Correia Dentada ou Sincronizadora é responsável pela ligação e sincronização entre o virabrequim do motor e o eixo-comando de válvulas, ela faz com que os pistões e as válvulas trabalhem no tempo certo dentro dos cilindros é responsável pela abertura e fechamento das válvulas (de admissão e escapamento) no tempo exato.

Correia Dentada Correia Dentada

Devido as altas taxas de compressão, provocando um aquecimento de desgaste mais rápidos nos componentes do motor e nas correias, as correias por serem de borracha são os itens mais afetados, os fabricantes visando um maior vida útil adicionaram na composição uma matéria-prima que torna mais resistente á temperatura.

Trata-se de uma borracha sintética com um elastômero denominado HNBR, na correia dentada com a letra H indica a presença dessa borracha HNBR, onde:

281 = número de dentes

S = Perfil do dente

P300 = largura 1/10 mm

H = indicação de HNBR
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Correia Dentada Correia Dentada

Verificando a Correia Dentada

Deve ser verificada entre 10.000km e 20.000km aonde o conjunto é analisado e verificado a condição do item, ela sofre um desgaste natural assim como os pneus, com o carro funcionando mesmo não rodando e ela sofre um desgaste.

Possui uma vida útil de 50.000km ou três anos em média, porém não devemos considerar isso como uma regra por que varia de cada condutor e como cada um faz o uso e manutenção do seu veiculo.

A troca deve ser realizada a partir dos 40.000km e no Maximo os 60.000km, conforme informado pelo manual do proprietário, e alguns veículos importados a troca está sendo prevista para os 80.000km.

Correia DentadaCorreia Dentada

Trocando a Correia Dentada

Ao realizar a troca da correia, aproveite e troque o esticador ou tensionador e o rolamento das polias, em alguns carros tem que aproveitar e olhar a bomba de água, pois a mesma é acionada pelas correias.

Essa manutenção deixou de ser fácil, portanto procure um mecânico de qualidade e confiança. Por causa dos motores modernos os mecânicos devem estar preparados e atualizados com cursos e ferramentas especiais, por exemplo, no momento da troca se o posicionamento e sincronismo estiverem fora do padrão original, o motor travará devido ao empenamento das válvulas.

Correia Dentada Correia Dentada Arrebentada

A Correia Dentada arrebentou, e agora?

Meu amigo, agora está sem sérios problemas, bom vamos lá:

Pode travar o motor e danificar ou quebrar o eixo-comando, empenamento das válvulas devido ao choque com os pistões por falta de sincronismo. A respeito do rompimento de correia dentada, poderá ocasionar, na maioria dos casos, prejuízos de valores superiores a R$ 1.000,00. Por exemplo, num estrago desses em um modelo básico, como um Gol 1.0 de oito válvulas, o conserto pode variar de R$ 1.400 (válvulas empenadas) a R$ 2 mil (estrago no cilindro). Num modelo de 16 válvulas, com peças e manutenção mais caras, a conta pode subir para R$ 4.500.
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Correias Auxiliares verifique é necessário


As correias auxiliares servem para funcionar acessório do motor como, alternador, direção hidráulica, ar condicionado, bomba da água e outros.

Correia Dentada  Correia Dentada

Existem dois tipos de correia auxiliares, a correia poli-v e trapezoidal (correia V). A correia trapezoidal que já deixou de ser utilizada. Os veículos modernos agora utilizam somente as correias poli-v. O tempo de troca das correias auxiliares deve ser respeitado conforme o manual do proprietário indica. Mas a verificação deve acontecer a cada 10.000km e substituídas quando apresentarem trincas, desgastes, arrancamento dos dentes, trincas e cortes.

Um item tão importante que muitas vezes não atenção e nem sequer ouvimos algum ruído ou indícios de que algo não vai bem, conforme vimos acima, o melhor é manter uma manutenção preventiva de 10.000km em 10.000km ou conforme você achar melhor, para evitar futuros problemas com nossos motores, a correia dentada possui uma manutenção realmente barata, mas quando ela rompe os estragos no motor são grandes, desde válvulas empenadas até fundir o próprio motor.
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