15/04/2015

Turbo Flex, Conheça a Nova Tecnologia

A Cada dia que passa vemos mais opções de carro turbos originais a disposição para compra, mas sempre alimentado somente a gasolina enquanto os turbo modificado que tiveram kit turbo instalados nos motores rodam com etanol.

No Salão do Automóvel de 2014 foi apresentado pela Citroen o motor THP, que é Turbo Flex, isso mesmo turbo flex, rodando com etanol ou gasolina, conheça abaixo como é essa tecnologia, quais modelos vão ser lançados com ela e quais vantagens teremos.


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Motores Turbo

Os motores turbo estão presentes desde veículos 1.0 até 2.0 ou mais, mas que rodam somente na Gasolina. Pesquisadores brasileiros deram início ao desenvolvimento do turbo com uso de ambos combustíveis Etanol ou Gasolina, e estão apostando nessa oportunidade de Turbo Flex para popularizar em breve esses novos motores. Os resultados com o turbo são significativos, onde se tem um motor de tamanho reduzido, com um turbo compressor, quando precisa acelerar tem uma potência fora do normal para aquele motor.

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Essa tecnologia tem um futuro promissor no pais, pois o uso do etanol é ótimo para motores com alta taxa de compressão e turbo. Empresas estão trabalhando em conjunto com montadoras para colocar em pratica essa tecnologia, no ano de 2013 a empresa Honeywell anunciou a conclusão do projeto de compatibilidade do Turbo Compressor com propulsores que funcionem com etanol ou gasolina de forma isolada ou misturados em qualquer proporção.

Motores Flex

O motor não surgiu exatamente na década de 2000, o primeiro carro que podia usar os dois combustível foi o Ford T no ano de 1903, a gasolina venceu o etanol nos EUA, e a tecnologia foi abandonada. Em 1993 começaram os primeiros testes no Brasil mas as montadoras não podiam comercializar e no final de 2002 uma resolução governamental liberou o comercio dos motores Flex, após a resolução o primeiro carro a chegar foi no mercado foi o Gol TotalFlex e em seguida o Corsa FlexPower.

O motor Flex é um motor a gasolina alimentado por etanol, apesar da injeção eletrônica, bicos injetores individual para cada cilindro, o uso do tanque de gasolina para partida a frio não foi dispensado, hoje é automático, porem a queima de qualquer um dos dois combustíveis não é feita perfeitamente.

A primeira atualização do motor Flex ocorreu 6 anos depois do lançamento, quando ganhou a injeção eletrônica com pré-aquecimento do combustível, esse processo retirou dos motores o tanquinho de gasolina para partida a frio. Somente depois de quase 10 anos de motores flex no mercado que começou a ser usado a injeção com pré-aquecimento.

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Diferenças Etanol X Gasolina

O Desenvolvimento de um motor tem o ponto central na diferença de velocidade de queima dos dois combustíveis, a gasolina precisa de aditivo para diminuir a velocidade da chama, enquanto o etanol queima mais lentamente e mantem essa característica mesmo em taxas de compressões mais altas.

A Diferenças entre os motores para cada combustível está na taxa de compressão 13:1 para etanol e 10:1 para gasolina, essa taxa define a mistura de ar e combustível será comprimida antes da queima.

No motor aspirado a compressão é compensada pela injeção, no turbo não tem essa compensação, devido a isso quando um carro é turbinado o ideal é usar um motor a gasolina aonde tem uma taxa de compressão menor e utiliza como combustível o etanol com maior octanagem, suporta maior a compressão e não explode espontaneamente.

A turbina aumenta a pressão dentro da câmara de combustão e qualquer variação indesejada pode fundir o motor.

Diferenças Flex X Turbo

O motor flex foi feito para andar com os dois combustíveis e assim não aproveita nenhum 100%, a compressão nos motores flex é em torno 11,5:1.

O motor turbo aumenta a potência sem aumentar o tamanho e o peso. É instalado um kit turbo que usa os gases do escapamento para gerar mais energia, enquanto manda mais ar para os cilindros gerando mas potência e torque.

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Turbo Flex – Pioneiros

No ano de 2014 tivemos estreantes com os motores turbo flex, um deles foi a BMW 320i Active Flex que a Fullpower colocou no dinamômetro para testar (falarei mais abaixo) e a Citroen apresentou o C4 Lounge com motor THP Flex quando abastecido com etanol chega 173cv, foi o primeiro flex turbo entre os sedans a utilizar o sistema de injeção direta, dispensando o uso do auxiliar de partida a frio.

O THP foi o segundo motor lançado no ano de 2014 com a tecnologia, que permite usar 100% de gasolina, etanol ou ambos misturados em qualquer proporção, e sem comprometer a potência e a eficiência, proporcionando rápidas respostas.

Turbo Flex – Veículos

Os veículos que ter essa opção de motorização são Peugeot 408, o SUV 2008 e o 208 GT, além desses a Volkswagen vai lançar os motores 1.0 TSI Turbo Flex de três cilindros que vai equipar o Up! GT e o 1.4 TSI Turbo Flex que vai equipar Novo Golf (Nacionalizado), as versões intermediarias do Jetta e o Audi A3 sedan.

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Teste Fullpower

A Revista Fullpower teve a oportunidade de pegar um BMW 320i ActiveFlex, o pioneiro da tecnologia no pais, e colocar no Dinamômetro. Segundo os testes realizados pela revista foi conferido 206cv e 29kgfm de torque com etanol enquanto a BMW divulga 184cv, 27,5kgfm de torque e consumindo 7km/l para o modelo somente a gasolina mas os mesmos dados serão usados para o ActiveFlex.

Durante os testes da Fullpower, esteve presente o Fábio Reolon da Nascar Chips, aonde utilizaram um Piggy-back para central eletrônica que domina original e altera alguns parâmetros como Ignição, Injeção e Pressão do turbo, o resultado disso foi 250cv e 34kgfm, tornando o 320i bem forte mas bebendo que nem gente grande, média de 3,5 km/l.


Os carros turbos estão ganhando espaço no mercado devido ao downsizing (motor pequeno de grande rendimento), possibilitando usar motores 1.0, 1.4 ou 2.0 como vimos a BMW que com ajuda com turbo obtém grandes rendimentos como potência, torque e para as ultrapassagens boas retomadas.

Sendo Turbo Flex e poder usar gasolina, etanol ou ambos em qualquer proporção é um avanço para os motores normais e turbos aonde eram somente a gasolina quando são originais e os modificados são a etanol. Da pra se esperar grandes novidades das montadoras com essa tecnologia nos resta aguardar o que está por vir nos próximos meses.

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Um comentário :

  1. Falou, falou, falou e não disse nada!

    Gostaria de saber como é possível esse funcionamento de veículos Flex com sistema de sobrealimentação por turbocompressores, e não foi abordado nesse tópico, não se aprofundaram nesse sistema.

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