13/07/2015

New Fiesta 1.0 Ecoboost chega em 2016

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A Ford já está se preparando para entrar na briga com a Volkswagen na utilização de motores 1.0 turbo. Enquanto a VW saiu na frente e vai lançar seu 3-cilindros turbinado no up! nas próximas semanas, a Ford trabalha para que o Ecoboost 1.0 estreie no Fiesta brasileiro em 2016.

É o mesmo motor 1.0 3-cilindros do Ka, só que com upgrades com injeção direta de combustível e do turbocompressor, entre outras mudanças. Diferente da VW, a oferta do Ecoboost deverá ser mais contida.


Será tarefa do Fiesta fazer a estreia, provavelmente em versão única. Detalhes ainda são limitados, mas a potência ficará na casa do atual 1.6 – o que nos leva à configuração de 125 cv e 17 kgfm. Não foi informado se será TurboFlex, bem como a oferta do câmbio Powershift de seis marchas (automatizado de dupla embreagem) em opção ao manual de cinco velocidades.

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A estratégia da VW será mais abrangente: o 1.0 TSI será oferecido como opcional em quase todas as versões do up! (exceto o Take up! de entrada), com custo inferior a R$ 3 mil. Também com injeção direta e turbo, o motor alemão rende 105 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com etanol (será flex logo na estreia).

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Além de equipar um carro de entrada, o novo TSI terá como premissa a economia de combustível, prometendo ser mais eficiente até que sua versão aspirada, já faz do up! o carro mais econômico do Brasil, tirando os híbridos.

Lembramos que foram a Volkswagen e Ford as primeiras a apostar no uso de motores 1.0 sobrealimentados no começo dos anos 2000. A VW teve seu 1.0 16V turbo de 112 cv oferecido no Gol e na Parati, enquanto a Ford lançou mão de um 1.0 Supercharger (compressor mecânico) de 95 cv no Fiesta. Naquela época, porém, a ideia era entregar mais desempenho por um preço menor, se valendo da cobrança inferior de IPI para motores de até 1 litro.

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"Naquela época, porém, a ideia era entregar mais desempenho por um preço menor, se valendo da cobrança inferior de IPI para motores de até 1 litro."

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Desta vez a proposta é mais abrangente, incluindo, performance e eficiência. Tanto que os antigos 1.0 turbo da VW e 1.0 supercharger da Ford tinham fama de gastões. Agora com a estratégia do downsizing (1 cilindro a menos, neste caso) e o uso de injeção direta, entre outras tecnologias, vai propiciar uma economia de combustível melhor que a de motores 1.6 aspirados. Futuras aplicações devem incluir Fox e o novo Gol, pelo lado da VW, e o novo EcoSport, pelo lado da Ford.

Um comentário :

  1. jose enio gomes23/08/2015, 15:43

    adorei a ideia do fiesta motor 1.0 de 3 cilindro turbinado e o meu sonho com certesa vo conprar um

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