Ela é grande, bastante grande. E também pesada. No entanto potente. A Ram 2500 é praticamente um exagero em cima de rodas. Isto para nós brasileiros e também nossas acanhadas ruas, estradas e também estacionamentos.
Tipicamente americana, aqui esta grande picape chama a atenção por onde passa por causa de seu porte – necessita de aproximadamente duas vagas com o objetivo de estacionar. Único veículo utilitário dessa forma importado através do fábrica em nosso país (a Ford não traz mais a F-250), ela não possui concorrentes e também irá dominar o restrito mercado das picapes peso-pesado.
Para dirigir a Ram 2500, que pesa mais de 3 toneladas (mais precisamente, 3.410 kg em ordem de marcha) é necessário possuir habilitação categoria C. Motoristas americanos dão bastante valor ao conforto e isto se reflete na cabine – obviamente ampla – e nos comandos. A direção é leve e progressiva e o câmbio, obviamente, é automático, com seis marchas e trocas suaves.
Com todo o peso e dimensão, a Ram 2500 possui inclusive capacidade off-road. Ela contém tração integral, acionada por um botão no painel, além da alternativa reduzida, destinado o encarar subidas mais fortes e terrenos mais tenebrosos.
Certa propriedade do veículo é rebocar: pode tracionar 7.750 kg, uma quantidade impressionante, com o manejo nessas condições facilitado pela aplicação Tow/Haul, que evita troca de marchas desnecessárias a plena carga. Agora a quantidade de carga na caçamba é curiosamente baixa para a dimensão do veículo: 1.030 kg.
Um acessório muito prático está sendo apresentado pela primeira vez no Brasil. Trata-se da Ram Box, duas caixas montadas nos laterais da caçamba, com tampas e travas, na qual são capazes de ser levadas ferramentas, bagagens e também mais itens de pequeno porte com segurança. Um detalhe de série na caçamba é o extensor, um tipo de cerca de segurança que permite carregar carga mais longa com a tampa traseira abaixada.
Quem movimenta tudo isto é um colossal propulsor turbodiesel com seis cilindros em linha e 6,7 litros – coisa algum de downsizing nesse aspecto. A usina fornece 330 cv e significativos 104 kgm de torque o somente 1.600 rpm, o que permite circular, aproximadamente todo o período, em baixa rotação.
O preço é tão pesado quanto ela, por volta de R$ 250 mil, evidentemente a Ram 2500 terá um público muito restrito no Brasil. A FCA estima as vendas de mil unidades por ano, apesar de dispor já de saída com 48 revendas espalhadas pelo país.
Quem paga tudo isso, por aqui, deseja luxo. Por causa disso, a RAM 2500 chega em versão completa, com bancos de couro com ventilação e também aquecimento e acessórios premium, tal como chave presencial, acionamento remoto do propulsor e ar-condicionado, som Alpine de alto padrão e toda a parafernália eletrônica de tradição na área de informação e entretenimento.
Uma escolha estética é o acabamento em duas cores, na verdade uma faixa inferior em tom metálico que, a pedido, pode ser combinada com qualquer das cores disponíveis, excluindo prata.
As rodas são de alumínio polido, com 18 polegadas e também conseguem parecer pequenas – o diâmetro é justificado através da capacidade de reboque. Entendendo nossos picapeiros, é de se acreditar que diversos as troquem por opções bem maiores, embora do fábrica não recomendar.
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