Criei uma lista com #9 opcionais que são desejados pelo clientes e enfiados pela revenda no momento de fechar a compra do possante, porem, eles não fazem falta nenhuma.
Veja agora a Lista com os #9 opcionais
#1 - Porta-objetos
Não é um problema ter vários porta-trecos espalhados pelo carro; o que pode é usar isso como critério de desempate na hora de decidir uma compra.
"Ah, este tem mais porta-trecos, aquele tem espaço até sob o assoalho, qual eu escolho?"
O VW Fox anuncia 17 porta-trecos (incluindo porta-copos e garrafas), mas nenhum deles serve para colocar um celular de forma para ter fácil acesso. E sempre há o risco dos porta-trecos virarem lixeiras.
#2 - Interior Modular
Interior Modular é útil para uma pequena porção de donos de carros como Honda Fit (dotado de sistema ULTRa Seat, que propõe espaço a bordo até para uma prancha de surfe).
E a Fiat Freemont de sete lugares (com 32 combinações de posições das três fileiras de bancos). Os donos de um desses modelos que nunca se tocaram dessas características poderiam, certamente, ter um carro menor e/ou mais barato.
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#3 - Estilo Off-road
Por que você precisa pagar mais caro (R$ 5.960, CrossFox vs. Fox; R$ 6.720, Etios Cross vs. Etios) por um carro cheio de partes plásticas, carroceria chacoalhante e adesivos, mas sem nenhuma capacidade off-road de verdade?
#4 - Pintura Especiais
Não só para as especiais mas para todas as pinturas que não sejam lisas, um tom exclusivo ou novo, como o "azul califórnia" do New Fiesta, custa R$ 1.270 extras; um mero prata vale R$ 1.029, enquanto o branco e vermelho custam R$ 0).
No Fiat 500, as cores têm nomes engraçadinhos e são ainda mais caras: o "branco gioioso", perolizado, custa R$ 1.700. E o "branco caldo", que é liso, custa exatamente nada.
#5 - Rodas de Liga-leve
As rodas de liga são mais bonitas que as de aço, o duro é que as rodas de liga aumentam cerca de R$ 500 (no caso do Gol 1.0 Trendline) ao preço final, e em alguns carros só estão disponíveis em versões específicas.
Se a roda original do carro é aro 16" ou menos, as de aço que vêm de fábrica são suficientes (escolha uma calota bonita). Carros com rodas aro 17" ou mais geralmente já vem com rodas de liga.
E na hora de vender, ninguém vai pagar mais porque ele tem "rodas esportivas".
#6 - Luzes de Neblina
Item de segurança para quem anda em estradas, as luzes de neblina dianteiras e traseiras não têm uso para quem jamais sai das cidades. Se este é o principal uso do seu carro, economize no mínimo R$ 500 (Gol 1.0 Trendline, novamente).
Ou então a troca para uma versão mais cara do mesmo carro, ex: o Toyota Corolla GLi não tem; o XEi tem, e custa R$ 13.670 extras.
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Lembrando que há muito motorista que não sabe usar o equipamento ou você nunca ficou atrás de um Peugeot 206 com aquela luz vermelha incomodando os seus olhos?
#7 - Sensor de chuva
A vantagem desse item é aumento da velocidade das palhetas conforme a intensidade da chuva, algo que se você mover uma alavanca resolve. Seria ótimo se viesse como brinde, mas as montadoras o amarram em pacotes com outros opcionais (R$ 1.271 no Volkswagen Polo Sedan, junto com sensor de luz e retrovisor interno antiofuscante; no Ford New Fiesta ele só existe na versão top, que custa R$ 6.100 mais que a anterior).
#8 - GPS
Finalmente o GPS está disponível, ao menos como opcional, em grande parte dos carros vendidos no Brasil; até os mais simples, como Chevrolet Onix e Renault Sandero, podem receber sistemas de qualidade (por R$ 1,4 mil e R$ 1,2 mil, respectivamente), geralmente conjugados a outras funções. Enquanto esperavamos uma atitude das montadoras, graças ao 3G/4G descobrimos o Waze, aplicativo gratuito que virou febre entre os motoristas. Se já tiver o celular adequado, o dono do carro só precisa gastar uns R$ 50 (ou menos) para adquirir um suporte.
#9 - Teto Solar
Antigamente era símbolo de status e esportividade, o teto solar está sendo aposentado pelos tetos panorâmicos, que são feitos em vidro como parte da carroceria e têm custo proporcional ao da peça elétrica (na Fiat, o Palio recebe teto solar por R$ 3.471, e o Bravo vem com teto panorâmico por R$ 5.102).
Outra novidade é o para-brisa ampliado, como nos modelos da Citroën (batizado de Zenith, custa cerca de R$ 2 mil). Verdade que, além da iluminação, o teto solar tradicional refresca a cabine. Mas espere até o seu dar problema fora da garantia.
[caption id="attachment_377" align="alignnone" width="300"] Teto Solar Panorâmico[/caption]
Então leitor o que achou? São vários opcionais que no momento da compra encarecem o valor do carro que muitas são desnecessários dependendo do uso do veiculo, e na hora da venda também não vai valorizar o carro.
Somente terá valor para uma pessoa que realmente gosta e necessite de tais opcionais!
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