Alguns desses sinais aumentam conforme a gravidade do problema aumenta também, outros não mudam. Porém todos os sinais precisam ser verificados, pois a falta de manutenção vai causar transtornos futuramente.
Por isso Listei 5 Sinais comuns que indicam que está na hora da Manutenção.
#1 - RUÍDO DA PASTILHA DE FREIO
Aquele barulho fininho e irritante que aumenta conforme você freia pode indicar um desgaste das pastilhas, e que precisam ser trocadas para evitar danos aos discos.
Caso isso ocorra, um barulho metálico originado na pinça de freio travando diretamente no disco é o próximo sinal, situação que pode ocasionar falhas no sistema.
Conheça como funciona o Sistema de Freios
Alguns tipos de pastilhas, inclusive novas, podem chiar mesmo sem haver desgaste.
"Em alguns casos, existe a necessidade de aparar as arestas da pastilha com lixa, eliminando cantos vivos, os responsáveis pelo ruído"
O correto é sempre procurar assistência mecânica na rede autorizada da fabricante ou em um mecânico de confiança, quando o barulho se tornar mais comum ou mais intenso.
#2 - LUZ DA INJEÇÃO ACESA
Alguns carros ficam com a luz da injeção eletrônica acesa, pode ser um alerta sobre parâmetros desregulados do sistema de injeção. Essa luz não deve permanecer acesa, caso ocorra procure assistência o quanto antes.
Está gostando da Matéria? Clique aqui e cadastre-se
Entre as causas mais comuns, estão combustível adulterado, falhas nos sensores ou sujeira nos bicos injetores. Recomenda-se fazer uma leitura do sistema com a utilização de um scanner específico. A falha ainda pode ser na própria programação eletrônica da injeção, embora esta chance seja bem mais remota.
#3 - RADIADOR FREQUENTEMENTE LIGADO
Muitas vezes o motor aquece mais do que o necessário e a ventoinha do radiador precisa funcionar a todo vapor. Para isso, ela depende da água do reservatório, o "líquido de arrefecimento".
O problema acontece porque esse tanque pode não estar com a quantidade de água suficiente para resfriar o motor, fazendo com que o sistema entre em ação repetidamente, sem sucesso.
Além da falta de água, a má circulação do liquido de arrefecimento pode acontecer em função de problemas na bomba-d'água e/ou na válvula termostática. É mais comum que haja vazamentos quando há falha nas mangueiras, rachaduras no próprio tanque (comum em carros mais velhos) ou até um erro de vedação na tampa do compartimento. Até mesmo o sensor de identificação de temperatura pode prejudicar o resfriamento.
Caso o volume da água esteja normal e o exaustor insista em continuar funcionando exageradamente, é altamente recomendado levar (ou até mesmo guinchar) o carro a um mecânico, pois superaquecimento pode fazer com que o motor chegue à fundir.
#4 - MAU-CHEIRO DO AR-CONDICIONADO
Com o uso regular do ar-condicionado, principalmente em cidades mais quentes, é comum um mau-cheiro invadir o interior do carro depois de algum tempo de uso, este odor desaparece após alguns segundos, assim que os ocupantes "se acostumam".
"O causador do odor pode ser o acúmulo de pó nos dutos internos de ventilação ou a saturação do filtro anti-pólen, que tem função de filtrar impurezas do ar captado pelo veículo"
É recomendado trocar o filtro em toda revisão realizada na concessionária, e a higienização do ar condicionado, em alguns casos os dutos são desmontados para a limpeza.
Está gostando da Matéria? Clique aqui e cadastre-se
#5 - VOLANTE TORTO
Quando o volante estiver torto ou puxando para um dos lados, mesmo que o carro esteja rodando em linha reta, tem problema no alinhamento das rodas ou na geometria das suspensões, que provavelmente são ocasionados por buracos ou outros impactos. O problema também pode ser na caixa de direção devido a alguma batida mais grave.
Deve procurar auxílio técnico de concessionárias ou centros automotivos especializados em suspensão, pneus e rodas.
"Serão verificados os terminais de direção, buchas de bandejas da suspensão, batentes e a fixação do conjunto na carroceria, além da conferência dos ângulos de alinhamento do veículo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário