vendas de carros novos estão em queda livre (este foi o pior primeiro semestre dos últimos dez anos)
Por que?
Por causa da instabilidade econômica que estamos passando, o consumidor deixa de investir num carro zero e compra um usado. Uma sábia decisão: do ponto de vista financeiro o carro usado é sempre a melhor opção de compra.Está gostando da matéria? Clique Aqui e cadastre-se
O comprador deixa de pagar as taxas como licenciamento, IPVA, seguro obrigatório e emplacamento, o consumidor está adquirindo um produto já depreciado, ou seja mais barato.
Segundo a Agência Autoinforme, a depreciação do carro é em média, 15% do seu valor após um ano de uso. Após dois anos chega aos 25%. Nada mal comprar um seminovo, muitas vezes pouco rodado e em boas condições, com um “desconto” desses.
Um Citroën C3 Exclusive 1.6 automático 0 km é vendido por R$ 60 mil, enquanto o usado, modelo 2014, cai para R$ 47,2 mil.
Já um Toyota Etios hatch X com motor 1.3 cai de R$ 37,6 mil (zero quilômetro) R$ 29 mil (modelo 2013).
Se a opção for por um carro que teve mudanças significativas na nova geração, o preço do usado é ainda mais vantajoso: enquanto o Renault Fluence Dynamique 2.0 CVT OK custa R$ 71,2 mil, o modelo 2012 pode ser encontrado por R$ 42 mil.
Quem quer ser o primeiro a rodar por aí com o mais recente lançamento, vai pagar caro por isso. As filas de espera do Honda HR-V e do Jeep Renegade comprovam isso.
Mas a maioria pensa no custo benefício e por isso, nesses tempos de crise, o carro usado é uma ótima opção.
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Veja algumas diferenças de preços entre o 0KM e o usado:
- C3 Exclusive 1.6 automático - R$ 60 mil - R$ 47,2 mil (2014)
- Bravo Essence 1.8 16v - R$ 61 mil - R$ 39 mil (2013)
- Uno Sporting 1.4 8v - R$ 61 mil - R$ 27,5 mil (2012)
- Ecosport Freestyle 1.6 16v - R$ 71,9 mil - R$ 45,9 mil (2012)
- Fiesta Hatch SE 1.6 16v - R$ 58,4 mil - R$ 41,5 mil (2013)
- Sentra SL 2.0 CVT - R$ 82,5 mil - R$ 58,3 mil (2013)
- Peugeot 208 Active 1.5 - R$ 46 mil - R$ 32,1 mil (2013)
- Voyage Highline 1.6 - R$ 56,3 mil - R$ 39,5 mil (2013)
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