31/12/2015

A Arte de Impressionar da BMW M4

BMW M4 impressionante

Muitos apaixonados por automóveis de alto desempenho e ávidos por pilotagem apontam para alguns itens de segurança como verdadeiros vilões do prazer ao dirigir — e, em alguns casos, isso é verdade. Câmbio automático (ou de dupla embreagem) e direção com assistência elétrica acabam oferecendo menor sensação de conectividade, enquanto sistemas de segurança como controle de tração e estabilidade acabam “podando” a diversão muito antes do momento necessário — como uma mãe histérica que não deixa o filho subir até o topo de uma árvore. O BMW M4, na contramão dessa tendência, oferece todos os benefícios da tecnologia moderna, sem dar um balde de água fria no condutor antes do necessário.

BMW M4 impressionante

A convite da BMW do Brasil, avaliamos o cupê M4 em rodovias na região de São Paulo (SP). Na hora de dirigir e colocar à prova o desempenho do cupê da BMW, a sensação mais marcante foi a dose cavalar de “grip mecânico”. Rigidez da carroceria, acerto e geometria de suspensão, coxins do conjunto motriz, além de pneus Michelin 255/35 R19 na dianteira e 275/35 R19 na traseira, funcionam com harmonia tão eficiente que os controles de segurança só “acordam” em situações extremas. O sistema de freios com discos de 381 mm na dianteira e 370 mm na traseira também impressiona pela força inicial de frenagem e a progressividade impecável do pedal.

BMW M4 impressionante

Apesar do equilíbrio exemplar, o motor 3.0 6 cilindros biturbo, chamado S55B30T0, tem capacidade de tornar o M4 um veículo de reações ariscas, quando o pedal da direita não é tratado com respeito. Ele produz nada menos que 431 cavalos de potência entre 5.500 rpm e 7.300 rpm, e nada menos que 56 kgfm de torque entre 1.850 rpm e 5.500 rpm. Na prática, isso significa que mesmo pesando 1.537 kg, o esportivo da BMW faz o corpo dos ocupantes serem pressionados firmemente contra o banco sempre que o acelerador é pressionado até o fim do curso, em qualquer uma das sete marchas do câmbio M-DKG.

BMW M4 impressionante

Outro destaque do M4 é a posição de dirigir é impecável para um veículo de rua. Além do excelente apoio oferecido pelo banco revestido em couro, se destaca a extensão da regulagem de profundidade do volante e até mesmo a espessura do volante — oferecendo uma “pegada” de “mão cheia”. São pequenos detalhes que reforçam a sensação de estar acomodado em um verdadeiro esportivo, não bastasse a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e a máxima limitada eletronicamente em 250 km/h, segundo a BMW.

Há pontos negativos no M4? Sim. Custando R$ 429.950, o cupê é caro, apesar do desempenho elevado. E se você almeja ter um esportivo da linha Motorsport versátil, vá de M3, uma vez que o espaço interno e acessibilidade ao banco traseiro do M4 não é dos melhores.

BMW M4 impressionante

Também fica claro para os apreciadores de uma “boa sinfonia” produzida pelo motor que, apesar do ronco encorpado durante as acelerações, faz falta no cupê esportivo da BMW um sistema de escape mais “instigante”, capaz de emitir mais ruídos especialmente nas desacelerações — como ocorre nos modelos na linha AMG da Mercedes. Essas características, no entanto, não tornam o M4 um veículo menos desejável ou divertido de conduzir.

Mas, em uma análise de todos os aspectos o M4 é impecável. Tem design imponente, nível de conforto alta para um carro de alto desempenho e equilíbrio mecânico tão eficiente que os itens de segurança eletrônicos só entram em ação em momentos realmente necessários — algo raro hoje em dia. É um desses veículos que parece pedir para ser levado ao limite em uma prova de Track Day…

Linha M no Brasil


De acordo com a BMW, 5% das suas vendas no mercado brasileiro são de veículos da linha Motorsport, gama atualmente composta por nove modelos. São eles o M 135i (que parte de R$ 194.950), M 235i (R$250.450), M3 (R$ 394.950), M4 Cabrio (R$ 449.950), M4 Coupé (R$ 429.950), M5 (R$ 504.950), M6 Coupé (R$ 509.950), M6 Grand Coupé (R$ 544.950) e X6M (R$ 529.950).

O M 135i é equipado com motor 3.0 6 cilindros em linha turbo de 320 cv e 45,9 kgfm de torque, enquanto a M 235i utiliza motor de mesmo deslocamento, mas com 326 cv e os mesmo 45,9 kgfm de força. M3, M4 e M4 Cabrio partilham o 3.0 6 cilindros biturbo de 431 cv e 56 kgfm de torque, ao passo que M5, M6 Coupé e M6 Grand Coupé dividem o 4.4 V8 biturbo de 560 cv e 69,3 kgfm. O X6 M, por sua vez, utiliza um 4.4 V8 biturbo com novos ajustes e produz nada menos que 575 cv e 76,4 kgfm!

BMW M4 impressionante

No início de 2015, a marca alemã abriu uma loja em São Paulo (SP) voltada exclusivamente para os produtos da linha M. Localizada na Av. Europa — famosa por conter inúmeras importadoras de veículos esportivos e superesportivos, bem como diversas lojas de veículos premium —, número 646, a loja dispõe de diversos modelos em exposição. Vale uma visita!



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