02/04/2015

Lâmpadas, saiba qual escolher!

Toda vez que saio para dar uma volta a noite sempre encontro os carros com as suas lâmpadas trocadas, algumas um branco forte, outras azuladas e as mais chamativas em tons de roxo, mas que dão um destaque no carro e muitas vezes acompanhadas de melhorias na visibilidade proporcionada pelo equipamento, até sendo muito superior que as halógenas originais. Quando estava mais focado no mundo da personalização automotiva cheguei a utilizar alguns modelos dessas lâmpadas, usei a super branca 4300k, super branca 5000k e o Kit xenon de 6000K que é proibido pela nossa lei.

Vou citar abaixo os principais modelos disponíveis no mercado, oferecido pelos principais fabricantes nacionais e vou falar sobre o kit xênon e sua proibição pela Lei. As lâmpadas halógenas mencionadas abaixo são todas autorizadas pelo departamento de transito, podendo ser utilizadas sem nenhum problema.

Lâmpadas Halógenas

A lista abaixo está separada por fabricante e mencionada cada modelo e a sua proposta

Fabricante: Philips
Modelo: NightGuide
Proposta: - 3 tonalidades de cor em uma mesma lâmpada: branca, branca amarelada e branca azulada (apenas se a lâmpada for utilizada no farol alto e baixo simultaneamente).
Luz branca neutra (centro do facho) para iluminação da pista. Proporciona boa reflexão das faixas e melhor visibilidade em qualquer condição de tempo, com até 50% mais luz e facho até 20 metros mais longo.
Luz branca amarelada, do lado esquerdo, para evitar o ofuscamento dos carros que trafegam no sentido contrário.
Luz branca azulada, do lado direito, para melhor reflexão das placas de sinalização e visualização de detalhes.
Temperatura da Luz: 4000K (a cada ângulo que você olha tem uma tonalidade diferente)

Modelo: X-treme Power
Proposta: projetam até 80% mais luz na estrada (de acordo com o tipo de faróis do veículo)
que as lâmpadas Standart (convencionais), porém com a mesma potência. Esta tecnologia inovadora permite
ao condutor uma melhor visão e antecipação rápida do perigo.
Temperatura da Luz: 4000K (já assisti a vídeos e parece iluminar muito mesmo)

Temperatura Lâmpada Xenon

Modelo: Diamond Vision
Proposta: opção perfeita para quem quer um visual diferenciado em seus faróis, oferecendo uma luz mais azulada e ótima performace na emissão de luz.
Temperatura da Luz: 5000K (lâmpada excelente, visual muito bonito e é "mais branca do que azul" )

Modelo: Crystal Vision
Proposta: única que oferece uma luz super branca. Alta eficiência e design para diferenciar e personalizar soluções em tuning com qualidade e alta performance, com melhor visibilidade e conforto.
Temperatura da Luz: 4300K (já tive e não recomendo, puxa muito mais pro amarelo que pro branco)

Fabricante: Osram

Modelo: Night Breaker
Proposta: ideal para o motorista que deseja dirigir com mais luz para sua maior segurança.
Graças a um filamento de alto rendimento e ao revestimento de anel azul, as lâmpadas emitem 90% mais luz com uma tonalidade 10% mais branca.
Temperatura da Luz: 3500K (similar a X-treme Power)

Modelo: Cool Blue
Proposta: apresenta uma luminância 20% superior para maior segurança na estrada e proporciona uma melhor condição visual ao motorista do veículo.
Temperatura da Luz: 4000K (NÃO RECOMENDO)

O Proibido kit Xenon

O Kit Xenon além da beleza proporcionada possui vantagens em relação a lâmpada comum, possuem uma quantidade de Luz Emitida até 5x maior que as lâmpadas comuns, aumentando a segurança e o conforto do motorista e dos que vem no sentido contrário, quando está bem regulado, caso não esteja atrapalha quem vem em sentido contrário.

Possui alta luminosidade como informado acima, baixo consumo de energia, distribuição precisa da luz e a luz branca no tom “Luz do Dia”, a vida útil do xênon é algo em torno de 2500 horas enquanto as comuns são de 300 horas.

O Xenon possui uma variação de temperatura de Cor de 3000K até 12000K isso no Brasil, em outros países pode ter de até 30000k, quanto maior a temperatura da Cor menos luminosidade.

Temperatura Lâmpada Xenon
Dourada – 3000k
Indicada para condições de neblina intensa, sua coloração amarelo-ouro é a que mais chama atenção na estrada permitindo uma penetração adequada a essas condições de tempo. Sua intensidade é três vezes superiores a de lâmpadas halógenas.
Branca – 5000k
Indicada para melhorar a visibilidade e performance na estrada, ou ainda para aqueles que fazem Off-Road onde uma boa iluminação pode evitar acidentes em locais não pavimentados. Sua intensidade é de três vezes superiores as lâmpadas comum (halógenas).
Branca (Luz do Dia) – 6000k
Indicado para aqueles que viajam em estradas, sua coloração extremamente branca com tons levemente azulados permitem uma boa visibilidade neste ambiente. Sua intensidade ainda é de aproximadamente três vezes superiores as halógenas.
Azulada – 8000k
Como falado anteriormente quanto mais alta a temperatura Kelvin (k), menor a visibilidade obtida pelo xenon. Ainda que sua intensidade seja melhor que as lâmpadas halógenas o uso desta temperatura acaba privilegiando fatores estéticos.
Azul Violeta – 10000k
Proporcionando uma intensidade acima do dobro que uma lâmpada halógena, essas lâmpadas também oferecem um senso estético diferenciado.
Azul Violeta Escura – 12000k
Útil para neblina e dias de chuva. Normalmente a escolha por essa intensidade são para motoristas que querem uma aparência estética diferenciada e exótica, customizando ainda mais seu carro.
Por que é proibido por Lei
Segundo a resolução 384 do Contran, é proibido instalar fontes luminosas de descarga de gás (caso do xenon) em veículos que não têm originalmente tal sistema de iluminação.

O que acontece é que muitos proprietários de carros resolvem instalar o xenon em seu veículo, sem levar em conta os cuidado com esse sistema. As instalações não funcionam corretamente se o carro não for projetado para o uso dessas lâmpadas e o que se vê são pessoas arriscando a segurança nas estradas e ruas.

Caso haja o descumprimento da resolução é considerado infração grave. A multa é de R$ 127,69, além de retenção do veículo para regularização.

Bom pessoal quando usei as lâmpadas halogena e xênon, a diferença é gritante, o xênon proporciona muito mais luminosidade, maior visibilidade em locais bem escuros, tomei os cuidados e regulei os faróis para não ficarem direcionando o facho de luz muito pra cima pra evitar o ofuscamento, corri o risco de ser multado, tive problemas com a lei somente uma vez, aonde o Oficial pediu para que efetuasse a retirada do kit e voltasse as lâmpadas originais. Esse é um item que deveria vir de serie em todos os carros a qualidade quando comparada com a original é gritante.

No Proximo post contarei sobre as novas tecnologias que estão vindo no campo da iluminação, LEDs, DRLs entre outras grandes novidades

Caro amigo leitor, deixe um comentário abaixo e se inscreva para sempre receber as nossas dicas.

2 comentários :

  1. Coloquei nas minhas DLR halógenas a 5.300K OSRAM H15.
    O tom é meio azulado, mas, ao menos, me livrei do amarelão.
    Como a mesma lâmpada faz a função de Farol Alto, gostaria de conhecer sua explicação técnica para a capacidade de iluminação das 5.300K.
    Ok?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Deny, obrigado pelo comentário.
    o modelo H15 não tem essa função por ser utilizado em um farol de foco duplo (1 lampada para alta e 1 lampada para baixa no mesmo farol) , teria que ser uma lampada H4 essa faz a função que está procurando (alta e baixa em uma lampada) usada em farol de Foco Simples, é comum nos carros de entrada das montadoras.
    Verifique o modelo de lampada no manual do veiculo.

    ResponderExcluir