Sistema de Freios
Tudo que anda uma hora precisa parar, do que adianta ter um veiculo com estabilidade, dirigibilidade, conforto e potência se na hora de frear acontecer alguma falha e por sua vida em risco?
Para não correr esse risco, sempre mantenha atenção nos sistemas de freios, a cada revisão ou manutenção verifique todo o conjunto pois o sistema sofre desgaste diariamente. O sistema de freios é um sistema hidráulico e qualquer vazamento pode prejudicar seus componentes.
"O sistema de freios é um sistema hidráulico e qualquer vazamento pode prejudicar seus componentes."
Como Funciona o Sistema de Freios
O sistema de freios funciona de maneira simples. O pedal de freio é pressionado e em seguida o servo-freio é acionado, com a função de multiplicar a força aplicada. O servo, por sua vez, comanda mecanicamente o cilindro-mestre (bomba), que transforma a força em pressão hidráulica. O fluido de freio - sob pressão na tubulação - opera os freios nas rodas. Normalmente há discos nas dianteiras e tambores nas traseiras.
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Os freios dianteiros recebem uma porcentagem de frenagem e com isso o desgaste do dianteiro é maior que o traseiro.
Freios, componentes
o sistema de freios é compostos pelos seguintes componentes:
- Discos
- Pastilhas
- Tambor
- Lona
- Fluido de Freio
Todos atuam diretamente na roda do carro para que acione o freios o carro pare. Os discos e pastilhas normalmente são encontrados nas rodas dianteiras, são responsáveis por 70% a 80% da eficiência do sistema.
Olhando os Discos e Pastilhas, se perceber um desgaste acentuado das peças, faça a troca conforme indicado no manual do fabricante ou em um mecânico de confiança.
o Tambor e Lona são localizados nas rodas traseiras, apesar de serem exigidos comparado aos dianteiros, devem ser verificados a cada revisão.
o Fluido de Freio é responsável por transmitir a pressão hidráulica do cilindro mestre ao restante do sistema. O fluido deve ser substituído a cada 10.000 km ou a cada ano. Passando desse tempo o fluido perde eficiência e a falta dele pode causar a perda completa dos freios. Ao realizar a troca do Fluido verifique se atende as normas do fabricante.
Os discos e pastilhas são responsáveis por 70% a 80% da eficiência do sistema de freios.
Além dos componentes mencionados acima, fazem parte do sistema de freios. O servo-freio, o cilindro-mestre, a válvula reguladora de pressão, as sapatas, os flexíveis e a tubulação.
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Segundo Willian Bueno, consultor técnico da TRW, "Os freios trabalham em constante atrito e, por isso, há um desgaste natural de vários de seus componentes. É vital que se faça a revisão, mantendo o sistema em funcionamento correto e proporcionando frenagens seguras"
Freios, problemas apresentados durante o uso
Depende da forma como o veiculo é usado, e os problemas apresentados são:
- Vibração e desvio de rota na hora de frear.
- Curso muito longo da alavanca de freio de mão.
- Altura do pedal desregulada (baixa e alta).
- Barulhos constantes quando se pisa no freio.
Segundo a Bosch, fabricante de componentes de freios, "o condutor deve prestar atenção para a obrigatoriedade de substituir ou regular determinados itens. Resposta de frenagem defasada; queda do nível do fluido; desvio da trajetória do veículo durante a frenagem; pedal duro e ruídos são alguns destes sinais que o carro transmite ao motorista, mostrando que passou da hora de encostar o ‘possante' em uma oficina."
Freios ABS, sistema eletrônico
Conforme o artigo 105 do Código de Transito Brasileiro (CTB), os freios ABS são obrigatórios nos veículos conforme a lei 11910 de 2009.
o Sistema ABS é um sistema inteligente que evita que as rodas travem quando os freios são acionados de forma brusca. Contribui para uma frenagem mais segura, em menor espaço e mantem a trajetória do veiculo.
Freios, recomendações.
- Fique atento a ruídos na frenagem, ao nível do fluido de freio, à perda de eficiência e ao endurecimento do pedal de freio.
- Jamais misture fluidos de marcas diferentes no reservatório.
- Se o reservatório do fluido de freio estiver abaixo do nível mínimo, não o complete; proceda para revisão e manutenção.
- Nunca utilize o freio de mão com o veículo em movimento.
- Alavanca muito alta é sinal de freio de mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios e cabos.
- Na troca dos componentes do sistema de freio use apenas peças originais.
- Pastilhas e lonas de freio de marcas desconhecidas podem causar danos irreversíveis, assim como ocasionar desgastes prematuros no disco de freio e no tambor.
- Faça a troca do conjunto no minimo com 1 semana de antecedência, já que as peças levam pelo menos uma semana para serem acomodadas e caso seja necessário algum ajuste volte ao mecânico antes de seguir viagem.
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