18/12/2015

Verdades sobre Filtros de ar para Turbo

Quem nunca tirou o filtro de ar do seu motor turbão na esperança de ganhar alguns preciosos cavalos? Ou quem não utiliza filtro de ar com aquele pensamento de transa com camisinha: não e tão bom quanto sem, mas se eu não usar posso me prejudicar. Muito se especula em relação a utilização de filtros de ar esportivos em carros turbo, mas pouco se sabe sobre os reais benefícios dessa aplicação.
É de conhecimento geral o fato de que o filtro de ar esportivo tem importância fundamental na proteção da turbina e do motor, impedindo a aspiração de corpos estranhos, que podem prejudicar primeiramente o rotor da turbina e em alguns casos até o motor, caso cheguem as câmaras de combustão. Alem disso, os filtros de ar esportivos permitem que a captação de ar seja direcionada para um local que admita mais ar frio, com a utilização de um sistema de captação de ar frio, o famoso CAI (cold air intake em inglês). Isso garante uma melhor queima da mistura ar/combustível e em determinados casos, onde a turbina fica localizada muito próxima a áreas que não recebem bom fluxo de ar ou que captam muito ar quente, isso é essencial e pode fazer a diferença no desempenho e durabilidade se seu motor.




Mas muitos proprietários e preparadores ainda insistem em não utilizar o filtro de ar esportivo em seus carros turbo, acreditando que dessa forma ganharão mais desempenho, pois o filtro restringe a entrada de ar. Para tirar essa dúvida na prática, colocamos no dinamômetro de bancada um motor AP 1.9 turbo equipado com uma turbina SPA300 e realizamos a medição sem filtro de ar e com o filtro de ar SPA Scientific Air Flow e os resultados foram surpreendentes. Lembrando que não foi feita nenhuma correção da mistura ar/combustível entre os testes e ambos foram realizados nas mesmas condições de temperatura com a supervisão do preparador Marcelo Crespilho, o Bolinha, da MCR Performance. A partir dos 2.000 RPM já foi notado um pequeno ganho de potência e torque utilizando o filtro de ar esportivo, mas é a partir dos 3.000 RPM a diferença de resultados fica mais expressiva: 2 cv de potência e 0,4 kgfm de torque ganhos em relação ao teste sem o filtro de ar esportivo. Aos 3.500 RPM são 4 cv e 2 kgfm. Essa diferença se mantém até as 3.700 RPM, quando as curvas de potência e torque se igualam. Os ganhos apresentados foram exatamente na faixa de rotação critica onde a turbina ainda não esta pressurizando e o turbo lag aterroriza.
Confira o vídeo do teste no dinamômetro:




Mas não pense que instalando qualquer filtro de ar em seu motor ele estará protegido e os cavalos aparecerão. Você deve procurar componentes de fabricantes sérios, que tenham sido construídos com base em estudos e testes que comprovem sua eficiência. O chefe de engenharia de produtos da SPA Turbo Fabio Felix Pascoal nos conta sobre o desenvolvimento do produto utilizado no teste: “Todo o processo de criação deste componente foi estudado utilizando avançados conceitos e exigiu diversos testes para que o resultado esperado fosse alcançado. Entre os diferenciais da peça estão o desenho cônico frontal com angulação e o sistema de acelerador de fluxo do tipo corneta, que garantem maior fluxo e o melhor desempenho na filtragem”.


Matéria retirada do blog da Spa Turbo

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